ADAP - Associação do Desporto Amador de Peniche




No panorama nacional do futebol popular, estão os campeonatos de Peniche, que são os percurssores deste tipo de competições. Nas suas andanças, ainda se encontram o Vila Maria e o Independente, que andaram pelos pisos destes futebóis, os desaparecidos campos do Vila Maria, do Baluarte, do Marçal e do Dominguinhos, entre outros sítios, foram o berço destes emotivos jogos, que hoje tem o campo da Fonte Boa por cenário. Entretanto o planeamento e condução destes campeonatos tem na ADAP (Associação de Desporto Amador de Peniche), surgida em 1971, e formalizada em 1988, o seu mais marcante símbolo.


Na memória de alguns, está o início dos anos 60 como o princípio destes campeonatos, onde chegaram a militar cerca de 20 equipas. Vila Maria e Independente (na altura FC) ainda fazem parte desse início.
Os jogos faziam-se no campo do Baluarte, passando mais tarde para o desaparecido campo do Vila Maria.
Posteriormente, estabilizado o entusiasmo, surge a ADAP como entidade catalizadora e congregadora deste fenómeno social que é o futebol, numa vertente de proximidade, pois está (quase) circunscrito à sede do concelho.
Entretanto, surge o campo da Fonte Boa, propriedade da ADAP, que vem servindo este campeonato amador.
Actualmente os jogos têm lugar ao sábado de tarde e domingos de manhã.

Rua Marquês de Pombal, nº 22 - Espaço Associativo
2520-476 - PENICHE

Época 2016/17


Associação Desportiva Cultural e Recreativa o Independente
Grupo Desportivo Leões do Bairro
Prageira Futebol Clube
Saricos Futebol Clube
Sócaseiro Futebol Clube
Sport Clube Asas
Sporting Clube Vila Maria

Sem comentários: