Bragança – futebol no nordeste



É extenso e disperso o território deste distrito português, onde o futebol nunca atingiu grande desenvolvimento. Essencialmente nas suas características, encontramos as razões da sua escassa militância desportiva. Apenas um habitante em 20 quilómetros quadrados.
Por isso a reduzida presença dos clubes que vão surgindo nos diferentes conselhos. As distâncias a percorrer, o clima da região, a escassez de meios na modéstia destes clubes, fez com que apenas uns poucos se salientassem pela sua pertinácia competitiva.
Salientemos o Mirandês, o único que conta por presenças, tantas quantas as competições efectuadas.
Nos 12 concelhos que compõe o distrito, contamos 46 equipas seniores que ao longo dos anos fizeram a história do futebol no distrito. Hoje, nalguns destes concelhos, não há um único representante activo.
Hoje vamos falar do perfil dos clubes do concelho de Bragança (fora da cidade), que tem o seu arranque nos anos 50, depois de uma insípida e nebulosa competição no início dos anos trinta.
Até hoje, apenas 12 equipas estiveram no futebol distrital, com a peculiaridade de o Bragança há perto de 50 anos não o disputar! Tem 17 presenças, sendo superado por outro clube da cidade: o Mãe D’Água, que é o mais constante, com as suas 21 presenças
Sobram assim  equipas, das quais apenas 4 ultrapassaram as 3 presenças!
Izeda 15 presenças, Parada também 15 presenças, Coelhoso com 13 participações, e finalmente o Rossas com 9.
São eles que vamos aqui relembrar, dando um contributo para a preservação da memória destes clubes e suas terras.

ROSSAS

Outrora foi importante ponto de movimentação de pessoas e mercadorias, o que terá contribuído para o seu crescimento, que pela radicação de novas gentes lhe trouxe um clube desportivo – Associação Desportiva e Cultural – que teve no futebol intervenção por alguns anos. Nove, exactamente.
Foi em 1979 que surgiu a sua fundação, e o clube, que equipava de azul e amarelo, competiu de 1980 a 1989
O campo de jogos, ficava nas proximidades da estação do caminho-de-ferro, e hoje, apesar da degradação ainda lá está.

IZEDA

Hoje, o território desta vila está agregado a mais outras duas freguesias – Calvelhe e Paradinha Nova - consequência da reforma administrativa de 2013, mas tal facto não trouxe de volta o futebol a Izeda.
É aqui o berço do seu Clube Desportivo, que surge em 1977, talvez com o entusiasmo que então reinava por estas bandas, com o vizinho Vinhas a organizar um Torneio Inter-Freguesias, que fez surgir muitas equipas, que mais tarde se abalançaram ao futebol distrital.
Serviu-lhe de recinto de jogo o campo da colónia penal ali instalada, e que hoje, degradada e abandonada, ainda perdura como memória das muitas presenças do Izeda nos distritais. Jogou-o de 1977 a 2003.

COELHOSO

Em 1988 ganhou esta freguesia um clube dedicado ao futebol. Era a Associação Desportiva de Coelhoso a chegar. Sempre jogou no campo de Santo António, paredes-meias com a bonita capela dedicada ao santo, e onde o vermelho e verde patriótico dos seus equipamentos, se fazia notar. Mas em 2001 extinguiu-se a chama do entusiasmo pelo jogo, e o clube fechou portas. Jogou desde 1988

PARADA

O Grupo Desportivo de Parada militou no campeonato do distrito, Bragança, desde 1981, ele que teve como ano de criação 1978.
Ainda hoje tem as portas abertas, na sua magnífica sede, que acolhe os seus incondicionais, e até o campo lá está, à espera que o voltem a usar. O Parada fê-lo de 1981 até 1999, no seu inconfundível vermelho e azul.
Hoje, o seu território viu-se alargado em gentes, com a junção com Faílde. Pode ser que se volte a ver futebol nestas bandas




Sem comentários: